A sexta edição da Cidade Medieval, que acontece já entre os dias 13 e 16 de junho, promete trazer a Barcelos algumas novidades e ainda mais animação.
A edição deste ano vai estender-se às margens do Cávado, mas do outro lado da ponte medieval. Com o apoio da junta de freguesia local, Barcelinhos junto ao rio, vai encher-se de mercadores, animação de rua, jogos tradicionais e pontos de alimentação, durante os quatro dias do evento. Um alargamento que
Outra novidade é a realização do Torneio Medieval também no domingo à tarde às 18h, acrescentando mais um dia à recriação que tem vindo a ser feita na noite de sexta-feira e de sábado. Sendo assim, os visitantes vão poder assistir ao Torneio durante três dias no Largo Dr. José Novais, em frente à Biblioteca Municipal, local que, habitualmente, é um ponto de referência durante os quatro dias de Barcelos Cidade Medieval.
O roteiro medieval volta a incluir a Praça da Pontevedra como ponto de atração. A organização confirma que esta aposta de alargamento foi um sucesso, pois não passou ao lado quer dos comerciantes, quer dos visitantes. Outra das atividades que já é bastante típica da Cidade Medieval é a visita guiada à Torre de Menagem, que acontece na sexta-feira às 22h. A Torre vai também servir de cenário para o acampamento militar no sábado e no domingo, onde vão decorrer demonstrações de falcoaria e cavalaria.
O Cortejo Medieval volta a encher as ruas da cidade, onde professores e alunos das escolas do concelho voltam a desfilar vestidos a rigor, na sexta-feira às 15h. Este desfile das classes sociais medievais acontece também no domingo às 17h.
Nesta edição, são esperados cerca de 110 mercadores e artesãos, sendo que a organização estima que metade sejam estreantes na Barcelos Cidade Medieval. Um dos objetivos dos organizadores do evento, a Associação Burgo Divertido e a Câmara Municipal de Barcelos, é precisamente diversificar a oferta para poder proporcionar e apresentar novas experiências aos visitantes deste ano.
O mesmo se aplica aos grupos e associações que animam as ruas da cidade. Todos os anos, a organização tenta trazer novos nomes e este ano não vai ser exceção. Os Bobos Loucos do Fogo animam a noite de quinta e sexta-feira. Alguns dos nomes, como os Kinessis ou associações locais, repetem a visita, mas trazem novos espetáculos.
À semelhança das edições anteriores, as associações e grupos de teatro locais também vão estar presentes e não vai faltar animação, espetáculos de rua, jogos tradicionais, a Queimada Galega, um dos mais icónicos momentos da Cidade Medieval, e tantos outros que, durante quatro dias, prometem transformar Barcelos numa cidade mágica.